Lipólise e lipogênese: o que é e o que fazem?

o que é lipogênese e lipólise

 

 

Você também pode ouvir este post!

 

 

Você já ouviu falar nos termos lipólise e lipogênese? Apesar de terem nomes similares, estes processos diferem bastante entre si. Você sabe quais são as diferenças? E, indo além, sabe como eles influenciam tratamentos estéticos (principalmente de gordura localizada)?

 

Aqui vai um spoiler: o sucesso do seu resultado depende muito dos dois! Quer saber mais a respeito do tema e garantir tratamentos ainda mais eficientes para suas clientes?

 

Então continue a leitura e aprenda conosco!

 

O que é lipogênese?

Antes de falarmos a respeito da lipólise, é necessário dar alguns passos para trás e compreender o que é lipogênese. Basicamente, ele é o processo de transformação dos alimentos em gordura no corpo.

 

Dessa forma, a lipogênese está diretamente ligada à alimentação (principalmente de gordura e carboidrato), e ocorre quando ingerimos mais alimentos do que gastamos em energia. Assim, este processo transforma esse excesso de energia em gordura – como uma reserva energética de longo prazo.

 

O processo de lipogênese

Funciona assim: os lipídeos se transformam em triglicerídeos, em um processo realizado pelos adipócitos.

 

Os alimentos são quebrados pelo processo de digestão e, quando a célula tiver energia demais sendo administrada desnecessariamente, os ácidos graxos livres e a glicose serão estocados (lá nos adipócitos — as células de gordura).

 

Mas o adipócito não estoca ácido graxo livre e glicerol: ele estoca triglicerídeos. Esse processo de conversão em triglicerídeos é o que chamamos de lipogênese.

 

É aqui, inclusive, que surge a famosa gordurinha localizada e, para eliminá-la, a necessidade de ativar a lipólise – lipo (gordura) lise (quebra), ou seja, quebra da gordura.

 

Lipólise: o que é?

Como dissemos, a lipólise é justamente ao contrário da lipogênese — o processo de quebra desses triglicerídeos de volta em ácido graxo livre e glicerol para a posterior eliminação pelo corpo.

 

Assim, a lipólise ocorre quando os alimentos ingeridos fornecem menos energia que o necessário para as necessidades metabólicas, sendo necessário resgatar as reservas estocadas. De tal forma, a lipólise é o processo que usa a gordura armazenada como fonte de energia.

 

Mas — quando falamos de eliminação de gordura — há um segundo momento após a lipólise, que é a utilização dessa energia liberada.

 

Pense o seguinte: antes do processo de lipogênese, há uma produção excessiva de energia (pela alimentação). Após o processo de lipólise, é necessário que se induza a utilização dessa energia (de diferentes formas, como veremos posteriormente).

 

Lipólise e lipogênese

Então, se lipólise e lipogênese são opostos, elas não podem ocorrer ao mesmo tempo. Isso significa que não adianta induzir a lipólise no tratamento estético se a cliente continuar a induzir a lipogênese depois.

 

Se o seu tratamento não está dando resultado, pode ser que esse seja o motivo.

 

Tratamentos

A lipólise, então, pode ser entendida como uma das vias de eliminação de gordura, podendo ser desencadeada de diferentes formas: a natural (leia-se atividade física ou jejum) ou a induzida (através de tratamentos estéticos como o ultrassom e as terapias combinadas).

 

Porém, algo é unânime quando o assunto é lipólise: é preciso haver uma combinação desse procedimento com outro que gaste a energia liberada (para que não haja um efeito rebote).

 

Assim, após uma sessão de ultrassom, por exemplo, deve-se indicar a realização de atividade física nas primeiras 48h ou associar o tratamento com plataformas vibratórias.

 

Além disso, ativar a lipólise e inibir a lipogênese também é possível através da cosmetologia, que é muito bem-vinda e pode ser uma excelente aliada no tratamento.

 

Para isso, a dica é a utilização de ativos nanossomados.

 

Mas o que é um ativo nanossomado?

Para entender por que ativos nanossomados são importantes, precisamos, primeiro, saber o que isso significa.

 

Nano é um prefixo utilizado para referir-se a apenas uma parte em um bilhão. Por exemplo, em uma grama, haverá bilhões de nanopartículas. Essas nanopartículas fazem com que os ativos sejam entregues de forma mais íntegra nos tecidos.

 

Dessa forma, o ativo consegue permear com facilidade para dentro das células alvo.

 

Cosméticos para auxiliar na indução de lipólise

Lembra que falamos que é possível ativar a lipólise e inibir a lipogênese através da cosmetologia? Um ponto extremamente importante neste sentido é utilizar os melhores cosméticos disponíveis no mercado. Confira algumas de nossas sugestões:

 

#1. Nano Contour Gel

Este gel é extremamente concentrado, contando com a mais pura e avançada tecnologia das nanopartículas. Auxilia nos procedimentos estéticos de massagem corporal, redução de gordura localizada e celulite. Contém:

 

  • Cafeína biovetorizada – É uma cafeína forte que age para a liberação da enzima lipase hormônio sensível;
  • Lipoxyn – Ativam receptores betas ao aumentar a temperatura no adipócito;
  • Óleo de pimenta negra – Aumenta a temperatura do local e ativa os hormônios adrenalina e noradrenalina.

 

Você pode comprá-lo diretamente em nosso site, é só clicar aqui!


#2. Nano Contour Slim

Ao invés do gel, este produto vem no formato de cápsulas com a mais pura tecnologia internacional em suplementação alimentar. Age diretamente como auxiliar na redução de medidas, celulites e gordura localizadas. É composto por:

 

  • L-Carnitina – Responsável por conduzir os ácidos graxos livres até a metabolização;
  • Extrato glicerinado de laranja amarga – Lipolítico que estimula a produção de adrenalina e potencializa a lipólise;
  • Extrato glicerinado de gengibre - Estimula a produção de adrenalina;
  • Extrato glicerinado de chá verde - Lipolítico que também estimula a produção de adrenalina.

 

As cápsulas também podem ser encontradas aqui no site da rentalmed; neste link aqui!

 

-

 

E aí, entendeu as diferenças essenciais entre os dois termos? Caso tenha gostado deste texto e queira continuar tirando dúvidas, saiba que estamos sempre postando conteúdo em nosso Instagram. Siga-nos por lá para não perder nada!

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

RENTALMED COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO EIRELI - CNPJ: 34.001.006/0001-03 © Todos os direitos reservados. 2022

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade