Sonopulse Compact 3Mhz - Aparelho de Ultrassom - Ibramed
O que você precisa saber sobre o produto
O Sonopulse Compact Ibramed é um aparelho de Ultrassom, com frequência de 3 MHz, indicado para você que busca expandir seus negócios na Estética, com mais opções de tratamentos e melhores resultados.
O equipamento possui aplicador com ERA de 7 cm², com 21 W de potência, chegando a 3W por cm² na área tratada. Oferece os modos de emissão de onda contínuo (tratamento de quadros crônicos) e pulsado (tratamento de quadros agudos). A profundidade alcançada com o Sonopulse Compact de 3 MHz é de 1 a 2 cm.
Um diferencial desse aparelho é a saída para terapia combinada, que possibilita associar correntes de média e baixa frequência ao ultrassom, com o objetivo de diminuir o tempo de terapia, além de intensificar os resultados, potencializando o controle e a redução da dor. O Sonopulse Compact de 3 MHz pode ser associado a toda a família Neurodyn Ibramed.
Outro detalhe importante do Sonopulse Compact de 3 MHz é o sensor térmico, que bloqueia automaticamente o tratamento quando a temperatura do aplicador ultrapassa 41°C. Esse diferencial previne danos ao cristal piezoelétrico do cabeçote e evita o desconforto do paciente.
E para conferir ainda mais durabilidade e versatilidade, o aplicador do Sonopulse Compact 3 MHz é a prova d’água, tornando mais fácil a higienização do cabeçote.
O aparelho é compacto, acompanha bolsa para transporte e é ideal para atendimentos em clínica ou home care.
Diferenciais e benefícios
Prático: Intensidade regulada e mensurada em W e W/cm², que permite controle da dose aplicada e confere segurança ao profissional;
Terapia combinada: Possuíu saída para associar correntes de média e baixa frequência ao ultrassom;
Protocolos: 26 proctocolos pré-programados e 20 particulares;
Potência: 21 W total, chegando a 3W por cm² na área tratada;
Correntes: Até 30 minutos, com indicação regressiva no painel digital;
Sensor térmico: Sensor térmico de desligamento automático ao ultrapassar 41° C, protege o cristal priozoelétrico do cabeçote e evita lesões no paciente;
Segurança: Operação microcontrolada, via teclado, gera informações digitalizadas e oferece confiabilidade nos dados.
Indicações
- Celulite;
- Gordura localizada;
- Pré e pós operatórios;
- Edema;
- Hematomas;
- Fibroses e aderências;
- Pós lipoaspiração;
- Pós abdominoplastia.
Efeitos fisiológicos
Efeito térmico: Aumento da permeabilidade da membrana, permitindo a reabsorção de líquidos e trocas de substratos;
Efeito mecânico: Aumento da circulação sanguínea, promovendo nutrição e neovascularização (formação de novos vasos);
Efeito químico: Liberação de histaminas e agentes quimiotáxicos (mediadores químicos da inflação)
Efeito analgésico: Ativação do ciclo de cálcio, estimulação das fibras nervosas aferentes;
Efeito cicatrizante: Aumento da síntese e elasticidade do colágeno;
Informações adicionais
Profundidade do Ultrassom de 3 MHZ
Com o Sonopulse Compact de 3 MHz é possível chegar a uma profundidade máxima de 2 cm na área tratada. A média de profundidade do feixe ultrassônico varia de acordo com o meio. Os valores da tabela consideram a profundidade da onda ultrassônica de forma isolada e sem impedância, que na pele pode chegar a 1,2 cm de profundidade. Na gordura, chega a 5,3 cm e no tecido muscular a 1,01 cm.
Por que o ultrassom é ideal para tratamentos estéticos?
Descompactar gordura endurecida por fibrose:
A fibrose (endurecimento provocado por uma grande quantidade de fibrobastos e colágeno) pode acometer áreas com gordura, geralmente associadas a algum trauma como uma cirurgia. Para descompactar essas áreas, o ultrassom age na circulação sanguínea e linfática, melhorando a nutrição celular, promovendo a extensibilidade das estruturas colágenas, desagregando as fibroses existentes.
Pré e Pós-operatório de cirurgia plástica:
No pré-operatório, o ultrassom é indicado para promover o efeito tixotrópico, o atrito entre os adipócitos capaz de provocar um amolecimento da gordura, uma preparação ideal para abdominoplastia.
Na pós-cirurgia plástica, o ultrassom pode otimizar resultados do procedimento, além de reduzir o desconforto e os traumas. Na fase da inflamação, o efeito mecânico do ultrassom é ideal para promover a vascularização na área da lesão, facilitando o processo de drenagem linfática. A terapia também é analgésica, permitindo redução das dores e desconfortos por meio do processo térmico.
Relaxamento:
O aumento da irrigação sanguínea promove a remoção dos estímulos tissulares, proporcionando relaxamento muscular.
Permeabilidade:
A vibração celular (micromassagem) promovida pelas ondas ultrassônicas é a responsável por acelerar a difusão de íons por meio da membrana celular, o processo promove o aumento da permeabilidade da membrana. Por isso, o ultrassom é ideal para potencializar o efeito de ativos, garantindo maior absorção na pele.
Onda Contínua ou Pulsada?
Contínua: No ultrassom contínuo ocorre um aquecimento nos tecidos, não indicado para traumas agudos e recentes, mas ideal para tratamento de quadros crônicos.
Pulsada: No ultrassom pulsado (não térmico) a emissão de pulsos de onda ocorre em determinados períodos, entre eles, o organismo promove a circulação sanguínea que resfria a região tratada, impedindo o excesso de aquecimento. Ideal para tratamento de quadros agudos.
O que é a sonoforese promovida pelo Ultrassom?
Sonoforese é a habilidade que o ultrassom tem de potencializar a permeação de ativos na pele. No entanto, para que o processo ocorra é fundamental que o produto contenha moléculas de tamanho pequeno e baixo peso molecular para facilitar a permeação.
Tecnologia de proteção
Dentro do transdutor de ultrassom do SONOPULSE COMPACT 3 MHz, existe um sensor de temperatura que verifica e mantém constante a temperatura de trabalho do cristal piezoelétrico e consequentemente a da face de alumínio do transdutor, evitando ao paciente aquela sensação desagradável de calor excessivo.
Este sensor está programado para que a temperatura no alumínio nunca ultrapasse a 41 graus centígrados. Se isso acontecer, o equipamento desliga a emissão do Ultrassom, voltando automaticamente, após alguns segundos, e retoma a programação original.
Sugestão de Parâmetros
estética/Pós-operatório:
Modo: Pulsado
Frequência: 100Hz
Ciclo: 25%
Intensidade: 0,8W/cm2
Tempo: Área divida por ERA
Dica: Tempo 1 min por tamanho de cabeçote, se cabem 4 cabeçotes na região, 4 min, se cabem 6 cabeçotes, 6 min.
A sugestão de parâmetros não substitui a avaliação do profissional.
Associações terapêuticas
Ultrassom Compact 3 MHz e Neurodyn:
A aplicação terapêutica simultânea de ultrassom e corrente elétrica funcional pode ser realizada com o Sonopulse Compact 3 MHz e um eletroestimulador da família NEURODYN da Ibramed. Nesta técnica, o aplicador libera energia ultrassônica e torna-se o eletrodo ativo da eletroestimulação. Potencializando resultados de protocolos de combate a dor e reparação tecidual, acelerando o processo de recuperação pós-lesão.
Contraindicações
- Útero gravídico;
- Globo ocular;
- Áreas de Tromboflebite;
- Coração;
- Dispositivo Implantado;
- Áreas com sensibilidade ou
- circulação reduzidas;
- Cérebro;
- Órgãos reprodutores;
- Infecções agudas;
- Áreas tratadas por radioterapia;
- Tumores;
- Tratar dores não diagnosticadas.
Itens inclusos
- Sonopulse Compact Ibramed - Aparelho de Ultrassom 3MHz;
- Cabeçote para Ultrassom;
- Cabo PP Fêmea IEC-2x0,75x1500mm;
- Cartela de Fusível de proteção;
- Fusível 20AG de 5A;
- Bolsa de transporte linha Safira;
- Bisnaga com gel - 100g.
Especificações Técnicas
- Sonopulse Compact Ibramed - Aparelho de Ultrassom 3MHz;
- Potência: 21 W;
- ERA: 7 cm²;
- Modo: Contínuo e pulsado;
- Frequência: 3,3MHz;
- Ciclo de Trabalho: 20 e 50%;
- Tempo de Tratamento: 1 a 30 minutos;
- Frequência de Pulso: com 100Hz, 48Hz e 16 Hz;
- Sensor Térmico;
- Tela: display gráfico de LCD;
- 46 protocolos pré-programados;
- 20 Protocolos particulares;
- Entrada para terapia combinada;
- Registro ANVISA.